De Pi a Po

Po. Essa palavra guarani significa 5. O Portal Autônomo de Ciências (PAC) está completando 5 anos. Essa palavra guarani também significa mão. Ao longo desses 5 anos, temos dado as nossas mãos pra realizar esse projeto. Algumas mãos se dedicam agora a outras frentes. Mas ajudaram a tecer esse texto coletivo, feito de vários textos, que é o nosso portal, e suas formas de tecer, seus jeitos de olhar a avaliar o mundo nos acompanharão pra sempre como parte da nossa história. As portas do portal estão abertas pro caso de quererem nos darem novamente as mãos diretamente nesse espaço. Já fomos mais de 5. Mas, mesmo que sejamos apenas 1, estaremos sempre multiplicados por 5. Estaremos sempre multiplicados por mãos dadas, por mãos abraçadas. A mão do até logo ou mesmo do adeus, a mão do aperto de boas-vindas e a mão em punho cerrado das lutas políticas, sociais e científicas (que também são políticas e sociais). A mão que acaricia o sonho de um mundo com justiça e fraternidade e a mão que dá um soco na alma da tecnocracia que ajuda a sustentar as injustiças e que se torna ela própria um poder com seus próprios interesses, pra além de instrumento utilizado por outros poderosos. Mãos que escrevem, que, às vezes, digitam como se estivessem tocando um piano, e mãos que seguram o livro, que seguram as palavras. Pra lê-las, pra saboreá-las, pra que acariciem e pra que sejam punhais cravados no coração dos pecados do capital.

O Luís Fernando Veríssimo costumava dizer que tinha em torno de 5 leitores. No caso dele, uma brincadeira literária. No nosso caso, uma brincadeira quase literal. São leitores que celebram os aniversários do nosso portal, que lhe desejam vida longa. Que nos dão as mãos nessa caminhada. E talvez haja outros 5 leitores que nem imaginamos.

O aniversário do nosso portal é numa das principais datas pra classe trabalhadora. 1º de Maio. Pouco depois, portanto, do dia 19 de abril, em que, no Brasil, é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. A língua guarani é uma língua indígena, falada mais diretamente em parte do Brasil e em alguns países vizinhos, com destaque pro Paraguai, onde é uma das línguas oficiais (junto com o espanhol). Os povos indígenas e suas ciências ainda não foram abordados propriamente em nosso portal e isso é algo que precisamos melhorar. Ainda mais que trazem visões sobre a técnica e a ciência muito importantes pra combatermos a tecnocracia e que o mito da neutralidade da técnica (e da ciência) e de superioridade do Ocidente (ele próprio sustentado, em grande medida, pelo mito da neutralidade da técnica) tanto mal causou à busca da Terra sem Males, de que falam os guaranis. Em relação à América Latina, que é em parte indígena, temos nos dedicado. Por enquanto, com foco sobretudo no Brasil, na Argentina e no Chile. Publicamos acontecimentos e reflexões raras sobre a Argentina e o Chile, parte dos quais não vemos publicada nem na imensa maioria dos veículos da mídia que se apresenta como contra-hegemônica no nosso país. Mas é importante ampliarmos.

Bem, que consigamos construir pelo menos mais 5 anos do nosso portal pra darmos pelo menos mais esses passos. Que cada um dos nossos 5 leitores nos dê uma mão nesse esforço. Nem que seja uma mãozinha.

No nosso aniversário de 3 anos, comemoramos com Pi (3,141516…). Hoje comemoramos com Po (5, mão). E, no dia 6 de maio, Dia da Matemática, vamos calcular Pi x Po. Venha conosco resolver esse problema. Você é a solução. Nós, juntos, somos a solução.

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.